O que é Brainspotting?

O que é Brainspotting?

O Brainspotting é uma psicoterapia baseada no cérebro e no corpo e também comprometida com a ciência, porque estamos olhando para o cérebro e em como ele funciona. O Brainspotting  acessa diretamente o nosso cérebro emocional e primitivo.

Mas como isso ocorre?

Para entender um pouco melhor quero aqui ilustrar que o nosso cérebro é composto por três unidades funcionais diferentes. Segundo Paul MacLean, o neurocientista responsável pela Teoria do Cérebro Trino, diz que o nosso cérebro tem três partes com funções especificas:

  • A parte mais primitiva e essencial é chamada de Cérebro Reptiliano que é responsável pelas funções e sensações como fome, sede, sono, reflexos simples. São as nossas necessidades mais básicas de sobrevivência. É a mais rápida do cérebro (instintos);
  • A parte emocional chamada de Cérebro Emocional ou dos Mamíferos, onde está localizado o Sistema Límbico que é responsável pelo nosso comportamento emocional, detecta ameaças no ambiente;
  • A parte mais nova é chamada de Cérebro Neocórtex ou Racional que é responsável pelo nosso pensamento, consciência, planejamento, linguagem, capacidade de fazer sentido das coisas, etc. É a mais lenta e densa do cérebro.

O cérebro se comunica entre si, isto é, os neurônios, células presentes no cérebro, conseguem se inter comunicar diferentemente das demais células do corpo. O cérebro pode ser comparado com um super computador que está constantemente fazendo uma releitura ou auto escaneamento cérebro/corpo para ajustar cada célula, órgão e sistema do corpo. Isso é possível pelo fato dele ter a capacidade de fazer mais de um quatrilhão de conexões cerebrais. O problema ocorre quando nossa mente consciente (Cérebro Neocórtex) vislumbra processos mentais dos recessos mais primitivos de nossa mente inconsciente (Cérebro Reptiliano e Emocional) e com freqüência faz nos sentirmos confusos, ameaçados. Lembrando que a mente inconsciente é desprovida de cognição, linguagem ou experiência. Se parte desta experiência for dolorosa ou desconfortável  buscamos evitar e dessa forma entra o mecanismo de negação ou repressão enfraquecendo a liberação do processo natural adaptativo. Daí surge os sintomas, bloqueios e traumas que ficam localizados nessa parte mais profunda do cérebro.

Resultado de imagem para teoria maclean

Fonte: https://www.google.com/search?q=teoria+maclean&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiruZbel9LhAhVAK7kGHQgaBasQ_AUIDigB&biw=1920&bih=969#imgrc=Md5LnucoUorO4M:

O Brainspotting é um método de tratamento focalizado e é uma ferramenta, dentro da relação clínica, que identifica, processa e libera fontes neuropsicológicas de dor física, emocional (traumas, dissociações e outros sintomas) acessando diretamente as áreas mais primitivas e profundas do cérebro diferenciando-se de uma terapia relacional tradicional. Observam-se mudanças a partir da primeira sessão de terapia.

A quem se destina:

O Brainspotting é indicado para todas as idades:

  • Transtornos de Ansiedade, Fobias e Pânico
  • Transtornos Depressivos
  • Traumas físicos e emocionais
  • Estresse Pós-Traumático
  • Dores crônicas
  • Enxaquecas
  • Otimização do desempenho profissional, acadêmico, esportivo e da criatividade.

Fonte:  www.liakaari.com.br/brainspotting/ (Psicóloga Lia Kaari Fernandes – Guarulhos)

Leave a Comment

Your email address will not be published.

× Posso ajudar? Guia rápido, clique aqui!